Identificação de Talento Interno e Externo
A Identificação de Talento Interno e Externo é o processo que permite à organização encontrar talento interno ou externo para colmatar as lacunas de competências identificadas.
Deste domínio funcional fazem parte os seguintes processamentos:
- Gerir contratação de novos colaboradores
- Gerir realocação de colaboradores
- Registar resultados de seleção dos candidatos
A informação processada pode ser agregada nos dois grandes blocos informacionais: (1) contrato e (2) realocação. Esta informação passa por vários estados à medida que é processada.
O processo inicia-se com a lista de Necessidades a colmatar por contratação e realocação proveniente do domínio funcional Gestão de Plano de Desenvolvimento de Competências.
A partir desta informação, o Departamento de Recursos Humanos (DRH), começa por fazer a caracterização da vaga a preencher. Esta vaga pode corresponder à solicitação de uma procura de talento externo (contrato) ou interno (realocação). A caracterização da vaga integra o perfil de competências que é necessário integrar na empresa. Uma vez a vaga caracterizada, a mesma é comunicada tanto interna quanto externamente de forma que possa receber candidaturas.
A análise das candidaturas a uma vaga será feita tendo em conta as necessidades de competências a colmatar e terá como resultado a seleção de um ou mais candidatos. Se o candidato selecionado for interno, o seu perfil será associado à equipa, setor ou unidade orgânica onde será integrado. Se o candidato for externo, é feito o pedido de criação de perfil de competências do novo Colaborador ao domínio Gestão de Perfis com base em Competências.
O processo termina com o registo da contratação (contrato firmado) e/ou da realocação (realocação implementada).