Gestão de Plano de Desenvolvimento de Competências
A Gestão de Plano de Desenvolvimento de Competências permite assegurar a evolução constante das competências na organização bem como a adequação dos investimentos em formação, realocação de colaboradores, mentoria e contratação.
Deste domínio funcional fazem parte os seguintes processamentos:
- Elaborar o Plano de Desenvolvimento de Competências;
- Executar o Plano de Desenvolvimento;
- Gerir Formação;
- Identificar necessidade de contratação;
A informação processada pode ser agregada nos três grandes blocos informacionais: (1) mapa de competências digitais da empresa, (2) mapa de lacunas de competências, e (3) recomendação de desenvolvimento de competências para colmatar as lacunas identificadas. Esta informação passa por vários estados à medida que é processada.
Tendo por base a lista de recomendações criada no processo de Identificação de Lacunas, é então elaborado um Plano de Desenvolvimento de Competências. Este plano será criado com base nas recomendações de desenvolvimento de competências, as oportunidades de formação e o orçamento existente para formação e contratação. Após a validação do Plano de Desenvolvimento por parte do Gestor (responsável do DRH ou outro gestor), o plano é então executado. Dependendo de cada plano, este pode remeter colaboradores para oportunidades de formação ou definir contratações/realocações a implementar. Os pedidos de contratação são então passados ao domínio funcional Identificação de Talento Interno ou Externo. Quando o plano de desenvolvimento é executado, os perfis de competências dos colaboradores que receberam formação são atualizados e são gerados pedidos de criação de perfil de competências para os Colaboradores contratados. O plano é então arquivado para servir de base a futuras análises sobre a evolução do esforço de formação e contratação da empresa.
Decisão de alocação de Formação/Contratação.
Dependendo da dimensão do corpo de colaboradores e do orçamento para formação, pode não ser viável alocar vários colaboradores a formação, quer de um ponto de vista de produtividade quer de um ponto de vista financeiro. Os mesmos problemas se aplicam para os pedidos de contratação, tendo de haver uma ponderação da utilização de orçamento para novas contratações/alocação de formação.
Gestão da formação.
Embora tendo sido aqui apresentada como uma atividade deste domínio funcional, pode também ser um domínio funcional independente (módulo da solução a desenvolver) ou já existir na empresa como aplicação de TI do DRH à qual é necessário passar informação deste módulo da solução.