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Gestão de Perfis com Base em Competências

A Gestão de Perfis com Base em Competências integra a informação e funcionalidades necessárias para definir as competências dos colaboradores, avaliá-las e assegurar que se mantêm atualizadas. Este domínio funcional é essencial à solução já que possibilita a identificação de lacunas de competências na organização e apoia a definição de planos de desenvolvimento de competências.

Deste domínio funcional fazem parte os seguintes processamentos:

  • Construir Perfil com base em competências;
  • Atribuir competências;
  • Autoavaliar competências
  • Avaliar competências pelos pares;
  • Validar avaliação de competências;
  • Analisar competências;
  • Atribuir responsabilidades.

A informação processada pode ser agregada nos três grandes blocos informacionais: (1) perfil de competência, (2) competência, e (3) responsabilidade. Esta informação passa por vários estados à medida que é processada.

Todos os colaboradores têm um perfil de competências digitais, as quais referem conhecimento, habilidades e atitudes relevantes para as tarefas que executa. Assim, sempre que um novo colaborador é contratado é criado um perfil de competências pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) ou unidade orgânica associada.

A criação do perfil de competências implica selecionar um conjunto de competências digitais a serem atribuídas ao Colaborador, as quais estão associadas ao nível de carreira em que o Colaborador se encontra.

Ao longo do tempo, este perfil de competências vai sendo atualizado em resultado da avaliação das competências relativamente às novas exigências das tarefas executadas ou evolução na carreira. O perfil é alterado sempre que se verifica a aquisição de novas competências através de formação necessária para assumir novas responsabilidades decorrentes de alterações significativas das tarefas executadas ou evolução na carreira

A avaliação de competências do Colaborador será realizada pelo próprio e pelos pares, de forma periódica. A cada competência estão associados diferentes níveis de proficiência que vão orientar o Colaborador na autoavaliação das suas competências e ajudar os gestores a identificar necessidades de formação e contratação. As sucessivas autoavaliações e avaliações pelos pares podem implicar a atualização do perfil de competências do Colaborador.

Esta atualização das competências do Colaborador, integrando novas competências ou evoluindo no nível de proficiência, deve ser validada pelo responsável pelo trabalho realizado pelo Colaborador. Este responsável, aqui identificado pelo papel de Gestor, poderá fazer uma análise periódica dos perfis de competência dos Colaboradores de forma a verificar se as suas competências continuam ajustadas à evolução do trabalho realizado na unidade orgânica ou pela equipa que gere. Se identificar desajustes poderá recomendar atualizações às competências dos colaboradores através de formação específica.

Planos de Carreira.

A descrição deste domínio funcional assume que a empresa tem Planos de Carreira bem definidos e que, a cada nível do plano de carreira estão associadas competências, nomeadamente as competências digitais elencadas por este projeto. Ao desenvolver a solução é preciso validar este pressuposto pois se a solução vier a ser usada por micro e pequenas empresas, estes planos de carreira podem não existir. Neste caso, a solução deve possibilitar a definição de competências digitais e respetivos níveis de proficiência.

Interligação das capacidades dinâmicas para o crescimento digital da empresa com competências digitais dos Colaboradores. A solução deve possibilitar a associação das competências digitais às capacidades dinâmicas para que posteriormente se consiga fazer uma avaliação da maturidade destas capacidades. Esta interligação pode ser feita por meio dos Planos de Carreira estabelecidos pela empresa OU interligando as competências digitais às capacidades dinâmicas tal como sugerido no relatório R1 (Fundamentação da solução e conceito) e reforçado na introdução deste relatório.

Mais do que o conteúdo da tabela, o importante é a abordagem embebida na estrutura da tabela. Formulários de avaliação de competências. A solução deve permitir ajustes dinâmicos às necessidades das unidades orgânicas ou equipas pois podem existir diferentes expectativas de proficiência associadas à mesma competência. Pedido de Criação de Perfil de Competências. Ao desenvolver a solução é preciso permitir que este pedido seja introduzido pelo utilizador caso a empresa não opte pelo domínio funcional (módulo) “Identificação de Talento Interno e Externo” ou não tenha uma aplicação de gestão de contratações.