Skip to content

Gestão de Competências das Equipas

O domínio funcional Gestão de Competências das Equipas tem como foco a manutenção das competências necessárias ao cumprimento dos objetivos da equipa.

Deste domínio funcional fazem parte os seguintes processamentos: * Criar Equipa; * Analisar competências dos membros da Equipa; * Identificar Necessidades de Desenvolvimento de Competências; * Reportar Necessidades de Desenvolvimento de Competências; * Integrar novas competências na equipa; * Terminar equipa.

A informação processada pode ser agregada nos dois grandes blocos informacionais: (1) equipa, e (2) necessidades de desenvolvimento de competência. Esta informação passa por vários estados à medida que é processada.

Com base no Perfil de Competências de cada Colaborador, a unidade e/ou gestor responsável procede à definição de equipas de trabalho, associando os esforços de um conjunto de Colaboradores com determinados perfis de competência necessários à persecução dos objetivos da equipa. O conjunto de competências dos membros da equipa e respetivos níveis de proficiência definem as competências da equipa e nível de capacidade coletiva para atingirem os objetivos a que se propõem.

Com base nesse conjunto de competências de equipa é possível gerar um Mapa de Competências das Equipas que permite perceber como a equipa, na sua totalidade, está preparada para atingir os objetivos. É ainda possível gerar um Mapa de de Lacunas de Competências que será útil ao Gestor de Equipa para verificar como os problemas de desempenho por ele/a identificados podem ser atribuíveis a deficiências de conhecimento, habilidades e atitudes, apoiando a geração de listas de necessidades de desenvolvimento de competências. Estes mapas são construídos segundo as mesmas regras que presidem à criação dos mapas no domínio Gestão de Plano de Desenvolvimento de Competências; serão, no entanto, mais simples pois focam as competências de uma equipa específica.

O próprio membro da equipa pode reportar necessidades de atualização de competências. Desta forma será possível ao Gestor da Equipa identificar necessidades de formação (Necessidades de Desenvolvimento de Competências), apoiando o Departamento de Recursos Humanos (DRH) no seu esforço de definição de Planos de Desenvolvimento das competências dos colaboradores. Após informação recebida sobre a finalização de formação dos membros da equipa (Gestão de Plano de Desenvolvimento de Competências) ou a contratação de novos Colaboradores a integrar na equipa (Gestão de Plano de Desenvolvimento de Competências), a respetiva necessidade de competências é terminada. No caso da contratação de um novo Colaborador é associado o respetivo perfil de competências à equipa.

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) pode decidir terminar a equipa quando ela deixar de ser relevante no âmbito da gestão de competências das equipas.

Racional para gestão equipas na plataforma

A criação de equipas indicada neste domínio funcional surge porque se supõe que o DRH não possui uma aplicação das TI para gerir equipas. Uma aplicação deste género é mais abrangente do que aqui se propõe e que foca essencialmente a gestão de competências. No caso de haver uma aplicação das TI onde esteja a ser feita a gestão de equipas, então este domínio funcional (módulo da futura solução) deverá receber a informação sobre a equipa e fazer a gestão de competências a partir dela (requisito de interoperabilidade).